TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Influência do complexo de ferro orgânico sobre o rendimento reprodutivo de porcas

Os resultados mostraram que o complexo de ferro orgânico não melhorou o rendimento reprodutivo das porcas ou o crescimento dos leitões.

19 Julho 2015
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos do complexo de ferro orgânico sobre o rendimento reprodutivo de porcas e o estado do ferro de leitões lactantes. No dia 84 de gestação, um total de 58 porcas de quinto parto foram aleatoriamente distribuídas por dois grupos que receberam dietas com complexo de ferro orgânico (n=33) e sulfato ferroso (n=25). A partir de um desenho factorial 2×2 dos tratamentos, os leitões lactantes (2,09±0,34 kg) de uma ninhada determinada foram divididos em dois grupos e no terceiro dia de lactação foi-lhes administrado uma injecção com ou sem ferro (0 vs. 200 mg/porco) a cada um. O ensaio durou 51 dias, incluindo 30 dias de gestação e 21 dias de lactação.

Os resultados mostraram que o complexo de ferro orgânico não melhorou o rendimento reprodutivo das porcas ou o crescimento dos leitões. Particularmente os leitões aos que foi administrado ferro tiveram um maior peso corporal individual no dia 21 de lactação em comparação com aqueles que não foram tratados com ferro (P<0,05). Comparado com o sulfato ferroso, o complexo de ferro orgânico aumentou significativamente o conteúdo de Cu no leite maduro (P<0,01) e a concentração de ferro no soro no primeiro dia de lactação (P<0,05), assim como a actividade da ceruloplasmina no dia 21 de lactação (P<0,01). Os leitões de porcas alimentadas com complexo de ferro orgânico tenderam a ter uma maior capacidade total de fixação de ferro (P=0,08) e actividade da ceruloplasmina (P=0,05) no dia 10 de lactação e tenderam a ter uma maior concentração de hemoglobina (P=0,08), capacidade total de fixação de ferro (P<0,01) e ferro sérico (P<0,01) no dia 21 de lactação em comparação com os leitões de porcas alimentadas com sulfato ferroso. Os leitões a que foi administrado ferro tiveram uma maior contagem de eritrócitos no sague (P<0,01), hemoglobina (p<0,01), ferro sérico (P<0,01) e capacidade total de fixação do ferro (P<0,05) no dia 10 e 21 de lactação em comparação com os que não foram tratados com ferro.

Em conclusão, o complexo de ferro orgânico teve pouco efeito sobre o estado do ferro das porcas e lactantes e não melhorou de maneira significativa o rendimento das porcas e leitões. Portanto, a tentativa de substituir a injecção de Fe habitualmente utilizada por um suplemento dietético de complexo de ferro orgânico materno não funcionou no momento de prevenir a anemia por deficiência de ferro em lactantes.

Jun Wang, Desheng Li, Lianqiang Che, Yan Lin, Zhengfeng Fang, Shengyu Xu, De Wu. Influence of organic iron complex on sow reproductive performance and iron status of nursing pigs. Livestock Science. Volume 160, February 2014, Pages 89–96. doi:10.1016/j.livsci.2013.11.024

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Artigos relacionados