TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Inclusão de betaína na dieta de varrascos durante o stress por calor

Foi avaliado o efeito da betaína na dieta dos varrascos sobre as características do sémen e a sua qualidade após o armazenamento, tendo o ensaio sido realizado durante os meses de Julho a Outubro de 2014 em Oklahoma.

25 Outubro 2016
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Para avaliar o efeito da betaína na dieta dos varrascos sobre as características do sémen e a sua qualidade após o armazenamento, foram usadas 3 concentrações de betaína: 0,0%, 0,63% e 1,26%.

O ensaio foi realizado durante os meses de Julho a Outubro de 2014 em Oklahoma. Os varrascos foram agrupados por idade dentro da linha genética e aleatoriamente distribuídos para receber 0% (CON, n (linha T) = 22, n (linha L) = 10), 0,63% (BET-0,63%, n (linha T) = 21 , n (linha L) = 6) ou 1,26% (BET-1,26%, n (linha T) = 23, n (linha L) = 7). As dietas com betaína foram fornecidas durante 10 semanas, para assegurar ingestões diárias do produto com betaína (96% de betaína) de 16,34g e 32,68 g, para as dietas BET-0,63% e BET-1,26%, respectivamente.

As concentrações séricas de homocisteína foram menores nos animais alimentados com betaína. A temperatura rectal dos varrascos não foi afectada pela dieta. A inclusão de betaína na dieta tendeu a aumentar o esperma total nos ejaculados em comparação com os dados dos animais controlo. A análise morfológica do esperma indicou que havia uma maior percentagem de espermatozóides com reflexo da peça intermédia distal e anormalidades na cauda nos varrascos alimentados com a BET-1,26% em comparação com os varrascos BET-0,63%. A concentração de betaína no plasma seminal foi maior nos varrascos com tratamentos de betaína, com 59,2% e 54,5% mais de concentrações nos varrascos BET-0,63% e BET-1,26% respectivamente em comparação com os varrascos do grupo de controlo.

Suplementar a dieta com betaína a níveis de 0,63% e 1,26% tendem a aumentar a concentração de espermatozóides no ejaculado em 6% e 13%, respectivamente, sem impactos negativos na qualidade do sémen quando o nível de inclusão na dieta é de 0,63%.

F.A. Cabezón, K.R. Stewart, A.P. Schinckel, W. Barnes, R.D. Boyd, P. Wilcock, J. Woodliff. Effect of natural betaine on estimates of semen quality in mature AI boars during summer heat stress. Animal Reproduction Science.Volume 170, July 2016, Pages 25–37.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados