TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Idade ao desmame e programa de alimentação afectam rendimentos durante o crescimento

O aumento da idade ao desmame tem efeitos positivos para a saúde e aumenta o rendimento entre o desmame e as 10 semanas de idade.

21 Março 2014
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O desmame constitui um dos períodos mais stressantes para os leitões tanto a nível fisiológico, como ambiental, social e nutricional, para além de estar associado a mudanças rápidas na estrutura intestinal. É sabido que o período de desmame está associado a um baixo consumo de alimento, baixa velocidade de crescimento e um aumento de incidência de diarreias. O objectivo deste estudo foi determinar os efeitos da idade de desmame e o programa de alimentação posterior ao desmame sobre os rendimentos produtivos e a saúde. Na experiência 1, 96 leitões desmamados às 3, 4 e 5 semanas de idade foram utilizados num desenho factorial 3×4 (idade do desmame x programa dietético). Os porcos receberam diferentes quantidades da dieta de fase 1 (16,2 MJ / kg de Energia Digestível (ED) e 16,2 g / kg de lisina) e da dieta da fase 2 (15,3 MJ / kg de DE e 15,0 g / kg de lisina ): A - muito baixo (MB, 1 kg de fase 1 e 3 kg de fase 2 por porco), B - baixo (B, 2 kg de fase 1 e 6 kg de fase 2 por porco), C - médio (M, 3 kg de fase 1 e 9 kg de fase 2 por porco) ou D - alta (A, 4 kg de fase 1 e 12 kg de fase 2 por porco), seguida de uma terceira fase a base de cereais (15,0 MJ / kg de ED e 13,8 g / kg de lisina) até ás 10 semanas de idade. Na experiência 2 foram recolhidas amostras de fezes de 60 leitões, desmamados com 3, 4 e 5 semanas de idade, aos 10 dias pós-desmame e foram analisados para Escherichia coli e contagem de bactérias de ácido láctico.

Na experiência 1 não houve efeitos na interacção de idade X dieta sobre os rendimentos produtivos. O programa de alimentação não afectou o rendimento do desmame até às 10 semanas de idade. Do desmame até às 10 semanas de idade, o aumento da idade ao desmame aumentou o ganho médio diário de peso (P < 0,001), o consumo diário (P < 0,001) e melhorou o índice de conversão (P < 0,05). No entanto, a idade ao desmame não teve nenhum efeito sobre o peso dos animais às 10 semanas de idade. Nas experiência 2, os porcos desmamados com 3 semanas tiveram contagens fecais mais altas de E. coli (P < 0,05) que os desmamados com 4 semanas e maiores contagens fecais de bactérias ácido lácticas (P> 0,01) que os desmamados com 5 semanas, aos 10 dias pós-desmame.

Em conclusão, oferecer maiores quantidades das dietas de fase 1 e 2 não afecta o rendimento em qualquer das idades de desmame testadas. O aumento da idade ao desmame, aumentou o crescimento pós-desmame, mas não aumentou o peso do porco às 10 semanas de idade. Foram encontradas maiores taxas de mortalidade e contagens fecais de E. coli em porcos desmamados com 3 semanas em comparação com os desmamados com 4 semanas. Tudo isto sugere que o desmame precoce acarreta efeitos negativos para a saúde.

Leliveld, L.M.C., Riemensperger , A.V., Gardiner, G.E., O'Doherty, J.V., Lynch, P.B. and Lawlor, P.G. 2013. Effect of weaning age and postweaning feeding programme on the growth performance of pigs to 10 weeks of age. Livestock Science157; 225–233. doi.org/10.1016/j.livsci.2013.06.030

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Artigos relacionados