Leia este artigo em:

Combinação de fluído do oviducto e heparina na fertilização in vitro em suínos

O presente estudo foi desenhado para avaliar o efeito da exposição dos ovócitos suínos ao fluído do oviducto antes da fertilização in vitro, durante a mesma e durante a FIV em combinação com heparina.

3ª feira 8 Maio 2018 (há 1 anos 7 meses 4 dias)
gosto

In vivo, o oviducto proporciona as condições apropriadas de microambiente para a fertilização monospérmica e desenvolvimento embrionário precoce. Além disso, os glicosaminoglicanos, como a heparina, estão presentes no oviducto e foi demonstrado que modulam a actividade das proteínas secregadas pelo oviducto na regulação dos parâmetros dos espermatozóides. Portanto, o presente estudo foi desenhado para avaliar o efeito da exposição dos ovócitos suínos ao fluído do oviducto (OF) antes da fertilização in vitro (FIV, incubação dos ovócitos em OF durante 30 minutos antes da FIV), durante a FIV (suplementação do meio de FIV com 10% OF) e durante a FIV em combinação com heparina (10% OF + 10 μg/ml de heparina).

Independentemente da concentração de esperma utilizada (0,5, 1,5 ou 4,5 × 105 células/ml), a exposição dos ovócitos ao OF conduziu a uma maior taxa de monospermia (P <0,05), sem alteração (P> 0,05) da taxa de penetração em comparação com o grupo controlo. Isto resultou num aumento geral (P <0,05) dos resultados finais da FIV em termos de zigotos com dois pronúcleos nos grupos expostos a OF: 56 ± 9% (OF antes) e 60 ± 7% (10% OF durante FIV), em comparação com o controlo (21 ± 8%), quando a FIV foi realizada com 4,5 × 105 células/ml. A combinação de 10% de OF com heparina durante a FIV induziu a uma diminuição (P <0,05) da taxa de penetração, sem efeito (P> 0,05) na taxa de monospermia em comparação com o uso de apenas 10% de OF. Isto resultou numa redução geral (P <0.05) no rendimento final da FIV (%), que foi de 33 ± 6% e 52 ± 8%, para 10% de OF + heparina e 10% de OF, respectivamente.

Em conclusão, o OF, utilizado na FIV suína, exerceu um efeito benéfico sobre os ovócitos ao reduzir a incidência da polispermia sem diminuir a taxa de penetração. No entanto, a associação de OF com heparina reduziu a eficácia da produção de zigotos monospérmicos.

Combination of oviduct fluid and heparin to improve monospermic zygotes production during porcine in vitro fertilization Batista, Ribrio Ivan Tavares Pereira et al. Theriogenology , Volume 86 , Issue 2 , 495 - 502. DOI: https://doi.org/10.1016/j.theriogenology.2016.01.031

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags