TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Farinha de folha de moringa em dietas de porcos em acabamento

O objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da suplementação alimentar com farinha de folhas de moringa no rendimento do crescimento, na qualidade da carne de porco, na composição de ácidos gordos e perfis de aminoácidos em porcos em acabamento.

7 Novembro 2019
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Sabe-se que as folhas de Moringa oleifera são ricas em proteínas, com uma composição de aminoácidos adequada para nutrição animal. Além disso, as folhas de moringa contêm quantidades insignificantes de factores antinutricionais, mas substanciais de Fe e vitaminas A, B e C. Por outro lado, as recentes condições de produção intensivas geraram a necessidade de usar grande quantidade de moringa, rica em proteínas. Embora a avaliação do efeito da farinha de folha de moringa nas dietas para porcos se tenha concentrado no rendimento do crescimento, o seu efeito sobre a qualidade da carne de porco e a composição de nutrientes ainda não foi suficientemente estudado.

Portanto, o objectivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da suplementação alimentar com farinha de folhas de moringa no rendimento do crescimento, na qualidade da carne de porco, na composição de ácidos gordos e perfis de aminoácidos em porcos em acabamento.

Para esse propósito, foram utilizados um total de 144 fêmeas de engorda cruzadas (Duroc × Landrace × Yorkshire) (65,4 ± 1,03 kg). Os animais foram distribuídos aleatoriamente por um de quatro tratamentos: dieta controlo (M0 ou controlo), dieta que continha 3% de farinha de folha de moringa (M3), dieta com 6% de farinha de folha de moringa (M6) e dieta com 9% de farinha de folha de moringa (M9). O PC individual foi medido ao princípio e final do estudo, enquanto as distribuições de ração foram registadas diariamente. A IMD e o GMD foram calculadas para todo o período experimental. Ao final do teste de crescimento, 6 porcas de cada tratamento foram seleccionadas aleatoriamente e abatidas para análise da composição da carcaça e qualidade da carne.

Como resultado, a suplementação com farinha de folha de moringa aumentou significativamente o GMD das porcas em acabamento, mas teve um impacto menor nos indicadores de qualidade da carne e no perfil de aminoácidos no Longissimus dorsi. Relativamente ao perfil de ácidos gordos, a percentagem relativa de ácidos gordos insaturados foi maior na carne das porcas alimentadas com a dieta M6 que na carne das controlo. Por outro lado, a percentagem de ácidos gordos saturados foi menor nos animais alimentados com farinha de folha de moringa. Além disso, a proporção de ómega-6/ómega-3 diminui com a suplementação farinha de folha de moringa.

Em conclusão, a suplementação dietética de farinha de folha de moringa melhorou o rendimento do crescimento e modificou positivamente o perfil de ácidos gordos da carne de porco. Estes resultados sugerem que as folhas de Moringa oleifera podem ser usadas como um suplemento alimentar para produzir uma carne mais saudável.

Zhang, T., Si, B., Tu, Y., Cui, K., Zhou, C., and Diao, Q. (2019). Effect of including different levels of moringa (Moringa oleifera) leaf meal in the diet of finishing pigs: Performance, pork quality, fatty acid composition, and amino acid profile. Czech Journal of Animal Science, 64(3), 141-149. https://doi.org/10.17221/204/2018-CJAS

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista