X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Factores de maneio e de origem animal que influem no rendimento de porcos de engorda na Europa

A meta-análise confirmou o efeito significativo de vários factores bem conhecidos sobre o rendimento e a eficiência de porcos de engorda, os efeitos de alguns menos conhecidos e, sobretudo, as interacções entre estes factores.

25 Outubro 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Uma meta-análise dos efeitos dos factores de maneio e de origem animal sobre o rendimento e a eficiência de porcos de engorda pode proporcionar informação sobre cada factor e as suas interacções. Este estudo analisou os efeitos destes factores sobre o ganho médio diário (GMD), o consumo de ração (CR) e o índice de conversão (IC) de porcos de engorda.

Os modelos multivariantes identificaram os seguintes efeitos significativos: tipo de cama, etapa de crescimento e interacção tipo de cama×lisina sobre o GMD. O GMD foi maior nos porcos alojados sobre palha em comparação com os que não dispunham de cama (710 vs. 605 g/dia). O CR foi afectado significativamente pela etapa de crescimento, o tipo de cama, a composição do grupo, o tamanho do grupo, o conteúdo de proteína bruta (PB) da ração, a temperatura ambiente e a interacção entre o espaço e o conteúdo de energia da ração. Os porcos alojados sobre palha tinham um CR menor em comparação com os que não dispunham de cama (1,44 vs. 2,04 kg/dia); um maior CR foi observado nos porcos separados por sexo em comparação com os grupos mistos (2,05 vs. 1,65 kg/dia); o CR teve um relação linear negativa com o tamanho do grupo, o conteúdo de PB da ração e a temperatura ambiente. A etapa de crescimento, o conteúdo de PB e de lisina, a temperatura ambiente e o conteúdo de fibra bruta (FB) da ração afectaram significativamente o IC; não houve interacção significativa entre estes factores. O IC foi melhor em temperaturas mais elevadas e com maior conteúdo de PB e lisina, mas piorou com conteúdos de FB maiores. Para o GMD, a interacção entre tipo de cama e lisina foi observada de maneira que os porcos que não dispunham de cama tiveram maior GMD com rações com menor conteúdo de lisina, enquanto os porcos alojados sobre palha tinham um GMD maior com rações com mais lisina. As interacções sobre o CR foram observadas em porcos que dispunham de menor espaço tendo maior CR com rações de baixo conteúdo de energia metabolizável (EM), em contraste com os outros porcos que mostraram maior CR com o aumento do conteúdo de EM.

A meta-análise confirmou o efeito significativo de vários factores bem conhecidos sobre o rendimento e a eficiência de porcos de engorda, os efeitos de alguns menos conhecidos e, sobretudo, as interacções entre estes factores.

S. L. Douglas, O. Szyszka, K. Stoddart, S. A. Edwards and I. Kyriazakis. Animal and management factors influencing grower and finisher pig performance and efficiency in European systems: a meta-analysis. Animal, Volume 9, Issue 07, July 2015, pp 1210-1220.
DOI: http://dx.doi.org/10.1017/S1751731115000269

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista