TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Os efeitos protectores da N-acetilcisteína nas funções intestinais dos leitões

A N-acetilcisteína reduz os danos intestinais por lipopolisacáridos em leitões.

30 Agosto 2012
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O intestino delgado do neonato é susceptível ao dano por endotoxina, mas os métodos usados para a sua prevenção e tratamento são escassos. A N-acetilcisteína (NAC) é amplamente usada como precursora da L-cisteína em células animais e tem um papel essencial na protecção das células contra o stress oxidativo. Este estudo foi conduzido com um modelo de leitão desafiado com lipopolissacárido (LPS) para determinar os efeitos da NAC na função intestinal. Para isso, 18 leitões foram aleatoriamente distribuídos nos grupos control, LPS e LPS+NAC. Os grupos controlo e LPS foram alimentados com uma dieta com base em milho e soja e o grupo LPS+NAC foi alimentado com a dieta basal + 500 mg/kg de NAC. Nos dias 10, 13 e 20 da experiêcia os grupos LPS e LPS+NAC receberam uma administração intraperitoneal de LPS (100 µg/kg PV), enquanto que os leitões controlo receberam uma solução salina. No dia 20 da experiêcia foi administrada, via oral, D-xylose (0,1 g/kg BW) a todos os leitões, 2 h depois da injecção com LPS ou a solução salina e as amostras de sangue foram recolhidas 1 hora depois. Um teste de xilose no sangue na hora de administração, foi usado como medida da capacidade de absorção intestinal e da integridade da mucosa e a diamina oxidasa (DAO) foi usada como um marcador de lesão intestinal. No dia 21 da experiência os leitões foram eutanasiados para obter amostras de mucosa intestinal.

Comparado com o controlo, os leitões desafiados com LPS reduziram (P < 0,05) as concentrações de D-xylosa (um marcador de absorção intestinal) no plasma, a actividade de DAO na mucosa jejunal e o ratio entre a altura das vilosidades e a profundidade das criptas na mucosa jejunal e ileal, mas incrementaram (P < 0,05) a actividade DAO no plasma e a expressão de caspase-3 na mucosa intestinal. Os efeitos adversos do LPS foram parcialmente melhorados (P < 0,05) pela suplementação com NAC. Além disso, a NAC preveniu a diminuição da expressão de claudina-1 e ocludina na mucosa jejunal e ileal pelo desafío com LPS.

Estes resultados indicam que a suplementação dietética alivia o dano na mucosa e melhora a função de absorção no intestino delgado em leitões desafiados com LPS.

Y Hou, L Wang, W Zhang, Z Yang, B Ding, H Zhu, Y Liu, Y Qiu, Y Yin and G Wu. Protective effects of N-acetylcysteine on intestinal functions of piglets challenged with lipopolysaccharide. 2011. Amino Acids, doi: 10.1007/s00726-011-1191-9.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes