X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos do novo Sindroma da Diarreia Neonatal (NNPDS)

O novo Sindroma da Diarreia Neonatal (NNPDS) caracteriza-se por uma diarreia resistente ao tratamento durante os primeiros dias de vida.

19 Junho 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O novo Sindroma da Diarreia Neonatal (NNPDS) caracteriza-se por uma diarreia resistente ao tratamento durante os primeiros dias de vida. O presente estudo descreve as manifestações clínicas e os resultados da necrópsia em quatro explorações suspeitas de sofrir o NNPDS e avalia o efeito da NNPDS sobre o ganho médio diário de peso (GMD) e a mortalidade.

Para isso foram estudados um total de 874 leitões de 86 ninhadas procedentes de 4 explorações para os quais se avaliou a presença de diarreia em amostras fecais obtidas mediante uma zaragatoa rectal individual durante os primeiros cinco dias de vida. Registou-se também o peso ao nascimento e aos 10 dias. A todos os leitões que morreram antes do dia 10 de vida foi feita uma necrópsia.

A prevalência e gravidade da diarreia foram diferentes entre explorações, na exploração com mais animais afectados 45% dos leitões foram diarreicos durante mais de 1 dia enquanto que na menos afectada apenas foram 11% dos leitões. Para cada exploração, 21%, 7% , 6% e 4% dos leitões morreram, respectivamente. A enterite, inanição e esmagamentos foram os principais diagnósticos na necrópsia (51%, 16% e 14% das mortes, respectivamente). Estimou-se um efeito negativo sobre o GMD de 9 g e 14 g para os casos de diarreia durante um dia ou mais de um dia, respectivamente, durante os primeros dez dias de vida enquanto que não se observou nenhum efeito sobre o GMD da presença de diarreia unicamente no dia do nascimento. os leitões de ninhadas com alta prevalência de diarreia apresentaram uma redução no GMD de 38 g. O peso ao nascimento foi o único factor de risco com um efeito significativo sobre o GMD (9g por cada 100g menos de peso ao nascimento). Não se observou um efeito global da diarreia sobre a mortalidade. A exploração de origem, o peso ao nascimento (OR 1,7 por 100g de redução do peso ao nascimento) e o género ( OR 2,1 para os machos) tiveram efeitos significativos.

Kongsted H., Toft N., Stege H., Nielsen J.P. New neonatal porcine diarrhoea syndrome - effects. 6th European Symposium of Porcine Health Management.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista