TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Efeitos de suplementar o leite artificial com níveis crescentes de trigo em leitões

O leite artificial enriquecido com trigo pode favorecer a maturidade intestinal precoce em leitões.

14 Julho 2022
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

As porcas hiper-prolíferas têm mais leitões do que tetos e para os acomodar, o leite artificial é frequentemente utilizado como suplemento. Os substitutos do leite são baseados no leite de vaca, embora também sejam frequentemente acrescentados componentes à base de plantas. Isto pode comprometer o crescimento e desestabilizar a regulação da função imunológica e a inflamação, mas também pode acelerar a maturidade, o que ajudaria a preparar o intestino para o período de transição ao desmame. Portanto, este estudo investigou os efeitos da alimentação de leitões com leite artificial com níveis crescentes de farinha de trigo no crescimento, actividade enzimática intestinal e função imunitária, em comparação com uma dieta baseada inteiramente em leite de vaca. Foi avaliada a hipótese de que a adição de um componente de amido (farinha de trigo) induz a maturação da mucosa, medida pelo aumento da actividade digestiva e pela melhoria da integridade e imunidade do intestino delgado. Para testar esta hipótese, trinta e seis leitões (machos e fêmeas) foram separados da porca no dia 3 e alimentados com leite artificial puro (LEITE) ou, a partir do dia 11, alimentados com leite artificial com quantidades crescentes de trigo (TRIGO; 10% de matéria seca no dia 11 a 40% de matéria seca no dia 26). Foram recolhidas amostras de sangue nos dias 25 e 26 para determinar as citocinas. Os porcos foram eutanasiados para exame da gordura corporal, massa muscular e morfologia intestinal, sequenciação do ARN e análise enzimática.

Não foram observadas diferenças no rendimento de crescimento ou composição corporal entre os grupos. Os leitões do grupo TRIGO tinham maior actividade das enzimas maltase e sacarose no intestino delgado proximal em comparação com o grupo LEITE. Não houve diferenças na morfologia intestinal, histopatologia e expressão genética entre os grupos. Foram encontrados mais neutrófilos periféricos no grupo TRIGO, sugerindo uma modulação potencial da função imunológica. A estimulação lipopolissacarídica das células mononucleares periféricas não mostrou diferenças na produção de citocinas entre grupos, sugerindo que os diferentes componentes dietéticos não induziam inflamação sistémica.

Em conclusão, os leitões alimentados com leite artificial com trigo adicionado mostraram alterações imunológicas e maturação das enzimas da mucosa intestinal, indicativas de adaptação a uma dieta à base de plantas. Esta alteração não estava associada a quaisquer complicações clínicas. São necessários mais estudos para mostrar se isto poderia melhorar as respostas ao desmame.

Amdi C, Pedersen MLM, Klaaborg J, Myhill LJ, Engelsmann MN, Williams AR, Thymann T. Pre-weaning adaptation responses in piglets fed milk replacer with gradually increasing amounts of wheat. British Journal of Nutrition. 2021; 126(3): 375-382. https://doi.org/10.1017/S0007114520004225

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes