Leia este artigo em:

Efeitos da gordura na dieta sobre metabolismo dos ácidos gordos em porcos em crescimento

A deposição de AG no corpo e o destino destes AG a nível individual foram avaliados após o abate.

Domingo 1 Outubro 2017 (há 16 dias)

A deposição de AG no corpo e o destino destes AG a nível individual foram avaliados após o abate.

Durante o estudo foram utilizadas nulíparas com um peso corporal inicial de 60 kg. Foram abatidos, no ínicio do estudo (60 kg PC), seis dos animais, ao mesmo tempo outros 18 porcos receberam três dietas experimentais isoenergéticas e isotérmicas que continham óleo de semente de linhaça, óleo de colza ou sebo de bovino à razão de 50 g/kg ração até alcançãr os 105 kg PC (6 animais por tratamento). A composição química e o conteúdo de AG foi analisada e comparada em todo o corpo.

Segundo os resultados, independentemente do tratamento dietético, todo o corpo continha quantidades semelhantes de proteína, gordura e AG totais. A acumulação total (percentagem de consumo líquido e nova produção) de AGS e AGM foi semelhante em todos os grupos, mas os processos de elongação e dessaturação dos AGS e AGM dependeram do tipo de AG adicionado à dieta.

Um alto conteúdo dietético e consumo de AGM inibe a dessaturação em comparação com as dietas ricas em AGS e AGP, enquanto que um conteúdo alto de AGS e o seu consumo reduzem a taxa de elongação. O aumento do consumo líquido de AGS e AGM totais está associado a menor produção total de novo destes AG em todo o corpo dos porcos.

Stanisława Raj, Grzegorz Skiba, Monika Sobol & Barbara Pastuszewska. Effects of dietary fat on the saturated and monounsaturated fatty acid metabolism in growing pigs. Archives of Animal Nutrition Vol. 71 , Iss. 4,2017. http://dx.doi.org/10.1080/1745039X.2017.1326269

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags