X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da estimulação musical sobre o comportamento, nível de cortisol e imunidade em porcos

O objectivo deste estudo foi explorar os efeitos da estimulação musical repetida no comportamento, fisiologia e imunidade em porcos de engorda.

21 Setembro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Ambientes enriquecidos são amplamente utilizados para melhorar o bem-estar dos animais domésticos e promover os seus comportamentos naturais. A música pode reduzir o comportamento anormal em humanos, primatas não humanos e roedores. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos da música nos porcos.

O objectivo deste estudo foi explorar os efeitos da estimulação musical repetida no comportamento, fisiologia e imunidade em porcos de engorda.

Um total de 72 leitões híbridos (Large White × Duroc × Minipig) foram aleatoriamente distribuídos em três grupos, que incluíam música (Mozart K.448, 60 a 70 dB), ruido (ruido mecânico gravado, 80 a 85 dB) e controlo (som de fundo natural, <40 dB), e receberam 6 h de estimulação sonora por dia (1000 a 1600 h) desde os 40 até os 100 dias de idade. O comportamento dos porcos foi observado durante a estimulação musical e também foram medidos os índices de imunidade sérica, cortisol sérico e cortisol salivar.

Em comparação com o grupo de controlo, os porcos nos grupos de música e ruído aumentaram sua actividade e deitaram-se menos. Foi observado um aumento significativo no comportamento de abanar, brincar e explorar dos porcos no grupo de música e o ruído aumentou significativamente o comportamento agressivo dos porcos. Com o tempo, abanar o rabo, brincar, explorar, manipular e os comportamentos agressivos diminuíram. O estímulo musical de curta duração (8 d) apresentou menor nível de cortisol em relação aos grupos ruído e controlo, enquanto o estímulo musical de longa duração (60 d) aumentou os níveis de imunoglobulina G (IgG), interleucina -2 (IL- 2) e interferon-gama (IFN-γ) e reduziu o nível de interleucina-4 (IL-4). A estimulação de ruído de longo prazo reduziu significativamente o nível de IgG, mas não afectou os níveis de IL-2, IL-4 e IFN-γ.

Em conclusão, o estímulo musical de curta duração (8 d) reduziu a resposta ao stress, enquanto o estímulo musical de longa duração (60 d) melhorou a resposta imunitária. Além disso, o ruído aumentou o comportamento agressivo e o ruído de longo prazo reduziu a imunidade em porcos de engorda.

Li J, Li X, Liu H, Li J, Han Q, Wang C, Zeng X, Li Y, Ji W, Zhang R, Bao J, Effects of music stimulus on behavior response, cortisol level, and horizontal immunity of growing pigs. Journal of Animal Science. 2021; 99(5): skab043. https://doi.org/10.1093/jas/skab043

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista