TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito da suplementação com fibra sobre o comportamento social das porcas alojadas em grupo e o seu desempenho na lactação.

A suplementação com fibra pode reduzir a agressividade das porcas durante a gestação.

1 Julho 2021
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Durante o ciclo productivo, as porcas estão expostas a diferentes factores de stress, como o reagrupamento após a inseminação artificial onde são observados normalmente animais mais agressivos e inquietos. Uma dieta rica em fibra parece reduzir este nível de agressividade.

O objectivo do presente estudo foi o de avaliar os efeitos de diferentes fontes de fibra em dietas para porcas sobre o comportamento na gestação, o desempenho reproductivo e o desenvolvimento dos leitões.

Para isto foram comparados 28 alimentos (4 variedades de cereais, 16 subprodutos, 3 oleaginosas e 5 leguminosas) quanto à capacidade de inchamento “swelling”, viscosidade e capacidade de retenção de água para selecionar fontes de fibras com características físicas óptimas. Além disso foi realizado um estudo prático de alimentação com 96 porcas de genética dinamarquesa. Foram preparados dois suplementos para as porcas com diferentes fontes de fibra: uma dieta controlo (à base de sêmea de trigo, luzerna, bagaço de colza, casca de soja, folhelho de uva e lignocelulose) e uma dieta que continha polpa de beterraba, luzerna, bagaço de colza, casca de soja, folhelho de uva e lignocelulose). Foram controlados através de vídeo 6 parques, com oito porcas cada um durante 2 semanas (avaliação de interacção e lutas). Os animais foram ainda submetidos a uma pontuação semanal para contar as lesões cutâneas. Para aferir o efeito da fibra sobre o desempenho reprodutivo e o desenvolvimento dos leitões foi registada a condição corporal das porcas, o nº e peso dos leitões nascidos vivos e nascidos mortos, o peso da ninhada e o peso ao desmame das ninhadas.

A digestibilidade da fibra bruta aumentou significativamente no grupo experimental (58,8% ± 3,3 vs 49,0% ± 4,3). No ensaio das porcas, foi notada uma tendência para observar interacções menos agressivas e menos lutas no grupo das porcas com fibra, no entanto sem significado estatístico. Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos no que diz respeito ao desempenho reprodutivo das porcas e o desenvolvimento dos leitões.

Alterar apenas a fonte de fibra de uma dieta de gestação não tem efeitos significativos sobre o comportamento das porcas e o desenvolvimento das porcas e dos leitões durante a lactação. É necessário investigar como se pode incrementar a quantidade de fibra na dieta sem provocar efeitos negativos no desenvolvimento para que o efeito positivo no comportamento das porcas seja mais evidente.

Priester M, Visscher C, Fels M, Rohn K, Dusel G. Fibre supply for breeding sows and its effects on social behaviour in group-housed sows and performance during lactation. Porcine Health Management. 2020; 6: 1-16. https://doi.org/10.1186/s40813-020-00153-3

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista