TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito de Pediococcus acidilactici FT28 espécie-espécífico na carcaça e carne de porco

A adesão de cada probiótico e sua colonização no intestino é específica para cada espécie e isso pode ser fundamental para produzir um resultado positivo.

24 Agosto 2018
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A adesão de cada probiótico e sua colonização no intestino é específica para cada espécie e isso pode ser fundamental para produzir um resultado positivo.

O presente estudo foi realizado para estabelecer a superioridade de Pediococcus acidilactici da estirpe FT28 (probiótico de origem suína) sobre Lactobacillus acidophilus NCDC-15 (probiótico de origem lácteo) em termos de sua eficácia para melhorar o perfil bioquímico sanguíneo, as características da carcaça e as propriedades físico-químicas da carne em suínos de engorda.

Um total de 36 leitões (28 dias de vida) foram distribuídos aleatoriamente em três grupos de quatro repetições com três animais em cada. Os grupos foram alimentados com uma das três dietas experimentais: dieta base (Controlo-T0); dieta base suplementada com Pediococcus acidilactici estirpe FT28 (T1) e dieta base suplementada com Lactobacillus acidophilus NCDC-15 (T2).

Os níveis totais de proteína e de albumina sérica aumentaram e o nível de triglicérides diminuiu com a suplementação com probiótico de origem suína e láctea, comparado ao controlo, enquanto os níveis de globulina e glicose foram maiores no grupo T1.

As características da carcaça não foram afectadas, excepto para o peso do presunto, rim e baço que foram maiores no grupo T1. A capacidade de retenção de água e TBARS melhoraram no grupo T1 em comparação com o controlo, mas o resultado foi comparável ao grupo T2. O extracto de éter, o pH e os atributos sensoriaies (suculência e aparência) melhoraram no T1 em comparação com os outros tratamentos dietéticos.

Em conclusão, o presente estudo demonstrou que o uso de um probiótico da mesma origem que o hóspede, no caso suíno, Pediococcus acidilactici estirpe FT28, poderá ser uma nova estratégia para melhorar o rendimento da carcaça, o tecido magro e a sua qualidade sem efeitos adversos no perfil bioquímico do sangue. No entanto, são necessários mais estudos para completar as descobertas observadas neste estudo.

Dowarah, R., Verma, A. K., Agarwal, N., and Singh, P. (2017). Efficacy of species-specific probiotic Pediococcus acidilactici FT28 on blood biochemical profile, carcass traits and physicochemical properties of meat in fattening pigs. Research in Veterinary Science. 117, 60-64. https://doi.org/10.1016/j.rvsc.2017.11.011

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login