TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito de duas estratégias de desmame e transporte no comportamento dos leitões, peso corporal e lesões

Este estudo mostra o efeito tanto da proximidade ao desmame como da duração do transporte nos indicadores de bem-estar dos leitões.

14 Março 2023
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O impacto do transporte no bem-estar dos leitões desmamados foi avaliado em condições experimentais, mas há uma falta de dados gerados em estudos realizados em condições comerciais e incorporando variações temporais entre o desmame e o transporte. O objectivo deste estudo foi descrever padrões de comportamento, alterações de peso e lesões observadas em leitões criados em dois sistemas comerciais canadianos que empregam práticas diferentes de desmame e transporte. O sistema ocidental (W) desmamou leitões até seis dias antes do transporte longo (>30 h), enquanto o sistema oriental (E) desmamou leitões imediatamente antes do transporte curto (<3 h). Foram estudados quatro transportes de ambos os sistemas durante o Verão. O comportamento do primeiro parque de leitões arrumados após o transporte foi registado à chegada (T1a), enquanto um subconjunto dos leitões transportados escolhidos antes do transporte (sistema E: n = 200, sistema W: n = 240) teve os seus pesos recolhidos, lesões avaliadas e comportamento filmado em vídeo no dia da chegada (T1b) e 3-4 dias depois (T2).

Uma maior percentagem de leitões do sistema W foi observada alimentando-se em T1a (35,8% vs. 0,0%), e os leitões do sistema W foram mais susceptíveis de serem observados alimentando-se em comparação com os leitões do sistema E em T1b e T2. Do mesmo modo, uma maior percentagem de leitões do sistema W foram observados a beber em T1a (13,9% vs. 9,2%), e os leitões do sistema W foram mais propensos a serem observados a beber em T1b. Os leitões do sistema E sentavam-se mais em T1a, mas os leitões do sistema W tinham mais probabilidades de se sentarem em T1b. Os leitões do sistema E deitavam-se mais em T1a (20,0% vs. 0,0%) e os leitões do sistema E deitavam-se mais em T2. Entre T1b e T2, a gravidade das lesões (arranhões, feridas) aumentou nos leitões do sistema E em comparação com os leitões do sistema W nas regiões avaliadas das orelhas, pele e cauda, provavelmente devido ao momento do desmame e agressão associada.

Este estudo mostra o efeito tanto da proximidade ao desmame como da duração do transporte nos indicadores de bem-estar dos leitões e apoia uma investigação mais aprofundada da interacção entre o desmame e a duração do transporte. Os leitões sujeitos a longos períodos de transporte após o desmame podem beneficiar de ter acesso a alimentos e água durante o transporte.

Golightly HR, Brown J, Bergeron R, Poljak Z, Seddon YM, O’Sullivan TL. Impact of two commercial weaning and transport strategies on piglet behaviour, body weight change, lesions and lameness following transport. Applied Animal Behaviour Science. 2022; 257: 105775. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2022.105775

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados