TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito de Bacillus subtilis na dieta sobre a microbiota intestinal de leitões desmamados

O objectivo do presente estudo foi investigar os efeitos de um probiótico, Bacillus subtilis (BS), na dieta sobre a composição da microbiota intestinal e metabolitos de leitões desmamados.

12 Agosto 2021
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Na indústria suína, o desmame precoce pode melhorar o rendimento reprodutivo das porcas e o uso da sala de parto. No entanto, leitões recém-desmamados tendem a apresentar alterações na estrutura morfológica e na função intestinal. Tradicionalmente, a suplementação com antibióticos na dieta tem sido considerada uma estratégia eficaz para resolver esse problema, mas há uma tendência para diminuir o seu uso devido aos efeitos prejudiciais nas bactérias comensais intestinais e efeitos colaterais na saúde humana e animal. Recentemente, foi demonstrado que os probióticos poderiam ser a nova alternativa aos antibióticos nas rações.

O objectivo do presente estudo foi investigar os efeitos de um probiótico, Bacillus subtilis (BS), na dieta sobre a composição da microbiota intestinal e metabolitos de leitões desmamados.

Para isso, sessenta e quatro leitões foram alocados em dois grupos (controlo e BS). Os leitões do grupo controlo foram alimentados com dieta basal e os leitões do grupo experimental com dieta basal suplementada com 500 g. No final do estudo, um leitão de cada parque foi abatido para recolher o conteúdo luminal no jejuno, íleo e meio do cólon para análise da microbiota e metabolitos. Os tecidos do jejuno e íleo foram recolhidos para medir a morfologia.

Como resultado, foi verificado que BS na dieta aumentou a abundância de Leucobacter e Cupriavidus no jejuno, Thermus, Coprococcus e Bifidobacterium no íleo, assim como Succiniclasticum no cólon e aumentaram as concentrações de ácidos gordos de cadeia linear no íleo, propionato, ácidos gordos de cadeia ramificada e tiramina no cólon, mas diminuiu a concentração de indol no cólon. A estrutura da comunidade microbiana no íleo e cólon tendeu a agrupar-se em dois grupos. A análise LEfSe identificou cinco biomarcadores microbianos no jejuno e oito biomarcadores no íleo no grupo BS e três biomarcadores no cólon no grupo controlo. A abundância de Bifidobacterium no íleo foi positivamente correlacionada com a concentração de isovalerato, enquanto que a abundância de Actinobacteria e Lactobacillus no cólon foi correlacionada negativamente com a concentração de indol.

Em conclusão, estas descobertas sugerem que a suplementação de Bacillus subtilis na dieta pode alterar a diversidade, composição e metabólitos da microbiota intestinal em leitões desmamados.

Ding H, Zhao X, Ma C, Gao Q, Yin Y, Kong X, He J. Dietary supplementation with Bacillus subtilis DSM 32315 alters the intestinal microbiota and metabolites in weaned piglets.  Journal of Applied Microbiology. 2021; 130(1): 217-232.  https://doi.org/10.1111/jam.14767

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Artigos relacionados