TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Suplementação com polpa de maçã para melhorar a saúde intestinal de leitões desmamados

A suplementação com polpa de maçã poderia melhorar a performance e saúde intestinal de leitões desmamados.

14 Abril 2022
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A maça é uma fruta rica em fitoquímicos relacionados com indicadores de boa saúde. O seu conteúdo tanto em fibra dietética como em compostos fenólicos pode contribuir parcialmente para este efeito benéfico. Do mesmo modo, a polpa de maça (PM), produto derivado do processo de extração do sumo de maça, é conhecido por ser rico em biomoléculas benéficas para a saúde, como os compostos fenólicos e terpénicos. A PM pode representar uma matéria-prima de grande interesse para diferentes aplicações como a produção de ácido láctico, além de ser uma fonte fibra dietética ou componentes polifenólicos e como possível alimento funcional para o sector agroalimentar. No sector suíno, a PM pode utilizar-se para superar a etapa crítica do desmame dos leitões. Portanto o objectivo deste estudo foi o de determinar o efeito de dois níveis de incorporação de PM sobre a performance, a morfologia intestinal e a microbiota de leitões desmamados e investigar a utilização estratégica deste ingrediente no período do desmame. Foi realizado um estudo com 42 leitões desde o desmame (28 dias de idade) durante um período de 5 semanas, que incluía três dietas isoenergéticas e isonitrogenadas (0%, 2%, e 4% de PM desidratada) com sete parques por dieta (2 leitões por parque). Foram registados dados de performance do crescimento e de consistência fecal. Foram recolhidas amostras de fezes e de tecido intestinal que foram submetidos a diferentes técnicas laboratoriais.

Como resultado, as dietas com PM foram benéficas para o ganho médio diário calculada na semana 3 e alguns parâmetros de morfologia intestinal no dia 35 pós-desmame. A dieta com 4% foi positiva para o índice de conversão e para a eficiência energética do alimento ao dia 35 pós-desmame. A PM tendeu a influenciar a consistência das fezes e aumentou a contagem de agentes patogénicos excretados. A dieta com 4% de PM influenciou a riqueza da microbiota no perfil bacteriano como observado para o Bacteroidetes ou a classe Clostridia.

A dieta com 4% de PM parece ser uma estratégia interessante para o período do desmame, que deveria ser avaliada num grande número de leitões.

Dufourny S, Antoine N, Pitchugina E, Delcenserie V, Godbout S, Douny C, Scippo ML, Froidmont E, Rondia P, Wavreille J, Everaert N. Apple Pomace and Performance, Intestinal Morphology and Microbiota of Weaned Piglets—A Weaning Strategy for Gut Health? Microorganisms. 2021; 9(3): 572. https://doi.org/10.3390/microorganisms9030572

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista