TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Efeito da adopção cruzada na mortalidade dos leitões

O objectivo deste estudo foi avaliar o impacto da adopção cruzada e os movimentos posteriores dos leitões antes do desmame sobre a mortalidade.

3 Agosto 2016
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

A elevada mortalidade dos leitões na indústria suína representa um problema de bem-estar e reduz os lucros dos produtores. Os produtores pecuários dinamarqueses decidiram reduzir a mortalidade em 20% antes de 2020 em relação aos níveis de 2011. Por cada percentagem de redução da mortalidade, as explorações de porcas aumentam a margem bruta por porca e ano em cerca de 6 euros.

O objectivo deste estudo foi avaliar o impacto da adopção cruzada e os movimentos posteriores dos leitões antes do desmame sobre a mortalidade.

A hipótese de partida era que a adopção cruzada, os movimentos posteriores dos leitões e o peso ao nascimento estarão associados à mortalidade pré-desmame. O estudo foi realizado como estudo em grupo em 9 explorações de ciclo fechado com mais de 1,8 leitões nascidos mortos por ninhada. No estudo, foram incluídos aproximadamente 70 partos consecutivos por exploração. No caso das mães, foi registado o seu ID, a paridade, os dados de partos e os tratamentos. No caso dos leitões foi anotado o peso, os tratamentos, as adopções cruzadas e os movimentos posteriores. Foram determinados como adopção cruzada os movimentos de leitões no mesmo dia do nascimento. Os movimentos depois do dia 2 foram analisados separadamente. Apenas a primeira adopção cruzada no dia do nascimento e no primeiro movimento a partir do dia 2 foram incluídos na análise enquanto que as adopções e movimentos posteriores a partir do dia 2 não foram incluídos. O peso ao nascimento foi incluído como co-variável.

Na análise estatística foram incluídos um total de 8611 leitões nascidos vivos e um total de 1615 leitões que morreram nas unidades de parto (18,3%). No dia do nascimento 26% dos leitões foram submetidos a adopção cruzada. Entre o dia 2 e o dia 20, 30% dos leitões foram transferidos. A taxa de risco para os leitões com adopção cruzada foi de 0,77 em comparação os porcos sem adopção. Isto significa que os porcos com adopção cruzada tinham aproximadamente 23% menos de risco de morrer antes do desmame. A taxa de risco para os porcos transladados a partir do segundo dia era de 2,49 em comparação com os porcos que não foram mexidos. Isto significa que os porcos que foram transferidos tiveram um risco de morrer antes do desmame aproximadamente 2,5 vezes maior. A taxa de risco para os porcos com um peso ao nascimento <1 kg e entre 1,0-1,5 kg em comparação com os porcos >1,5 kg foi de 6,43 e 1,50, respectivamente.

Este estudo indica que a adopção cruzada está associada a um risco menor de mortalidade antes do desmame. O movimento de porcos a partir do segundo dia de vida e o baixo peso ao nascimento foi associado a um maior risco de mortalidade antes do desmame.

Markku Johansen, Jan Dahl, Poul Baekbo. Effect of cross fostering on preweaning mortality. 24th International Pig Veterinary Society Congress. 2016.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Artigos relacionados