TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Aparecimento transitório de E. coli resistentes a cefalosporinas em porcos com os tratamentos com betalactâmicos

Os resultados sugerem que o uso de ceftiofur e amoxicilina em diferentes etapas do ciclo de criação do porco são factores de risco independentes para a selecção de E. coli CR.

23 Junho 2015
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Um estudo publicado recentemente, realizado por investigadores do CReSA (IRTA-UAB), Universidade Complutense de Madrid e Universitat de Lleida, descreve a associação entre o tratamento com betalactâmicos (ceftiofur e amoxicilina) e o aparecimento de estirpes de E. coli resistentes a cefalosporinas (CR) durante o ciclo de vida dentro de uma suinicultura.

No estudo dividiram-se cem leitões de 7 dias de idade em dois grupos: um grupo controlo e um grupo tratado parenteralmente com ceftiofur. Durante o período de engorda, ambos grupos subdividiram-se em dois e administrou-se um segundo tratamento com amoxicilina na ração a dois dos quatro grupos, ficando assim os quatro grupos de tratamento: grupo não tratado, grupo tratado com amoxicilina, grupo tratado com ceftiofur e grupo tratado com ceftiofur e amoxicilina. Durante o tratamento com ceftiofur recolheram-se amostras fecais antes do tratamento (día 0) e nos dias 2, 7, 14, 21 e 42 após o tratamento, enquanto que com a amoxicilina, a recolha de amostras estendeu-se até 73 dias após o tratamento. Destes isolados analisou-se a presença de genes de resistência a cefalosporinas e tipificaram-se os plasmidos que albergam os referidos genes.

Os resultados sugerem que o uso de ceftiofur e amoxicilina em diferentes etapas do ciclo de criação do porco são factores de risco independentes para a selecção de E. coli CR. Ambos antimicrobianos betalactâmicos seleccionan E. coli resistentes durante o decurso do tratamento. Contudo, não se detectaram bacterias E. coli CR em ausência de pressão selectiva ou quando os animais foram enviados para o matadouro.

Além do mais, os resultados deste estudo demonstraram a coexistência de muitos genes CR diferentes dentro de uma mesma exploração. Os ensaios revelaram a presença de uma grande variedade de plasmidos de diversos tamanhos albergando os mesmos genes de resistência. O estudo também demonstrou que a co-selecção de genes de resistência para diferentes famílias de antimicrobianos num mesmo plasmido provavelmente tem um papel importante na manutenção dos diferentes mecanismos de resistência.

É necessário desenhar estudos para identificar outros factores de risco associados à persistência destes mecanismos de resistência e minimizar a recirculação de estirpes resistentes e/ou plasmidos dentro das explorações.

Impact of the use of ß-lactam antimicrobials on the emergence of Escherichia coli isolates resistant to cephalosporins under standard pig-rearing conditions. Cameron-Veas K, Solà-Ginés M, Moreno MA, Fraile L, Migura-Garcia L. Appl Environ Microbiol. 2015 Mar;81(5):1782-7.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista