Leia este artigo em:

Dinâmica evolutiva dos vírus da gripe em feiras pecuárias nos EUA

O papel da exibição de porcos em feiras pecuárias na transmissão do vírus da Gripe A (IAVs) foi demonstrado recentemente por mais de 300 infecções humanas do vírus H3N2v enquanto assistia a este tipo de eventos.

3ª feira 12 Setembro 2017 (há 10 dias)

O papel da exibição de porcos em feiras pecuárias na transmissão do vírus da Gripe A (IAVs) foi demonstrado recentemente por mais de 300 infecções humanas do vírus H3N2v enquanto assistia a este tipo de eventos.

Através da vigilância activa do IAV nas feiras pecuárias dos Estados Unidos e da sequenciação do genoma de 380 isolados, ficou demonstrado que a exibição de porcos se encontra activamente relacionada com a evolução do IAV, incluindo as estirpes zoonóticas.

Em primeiro lugar, a introdução frequente de IAVs de populações de porcos comerciais proporciona nova diversidade genética aos porcos exibidos todos os anos localmente. Em segundo lugar, a recombinação genómica entre os vírus que co-circulam nos porcos expostos nas feiras aumenta a diversidade viral. Em terceiro lugar, a migração viral entre porcos de exibição nos estados vizinhos demonstra que os movimentos de porcos de exposição contribuem para a difusão da diversidade genética.

A inesperada frequência do intercâmbio viral entre porcos comerciais e de exposições coloca interrogações sobre a interface pouco estudada entre estas populações.

Em geral, a complexidade da evolução viral em porcos nas exposições pecuárias indica que é possível que surjam novos vírus, representando ameaças para os seres humanos.

Nelson MI, Wentworth DE, Das SR, Sreevatsan S, Killian ML, Nolting JM, Slemons RD, Bowman AS; Evolutionary Dynamics of Influenza A Viruses in US Exhibition Swine; J Infect Dis. 2015 Aug 4. pii: jiv399. PMID: 26243317

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags