TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Detecção e caracterização do vírus da hepatite E em porcos infectados de forma natural na Croácia

Quase todos os animais analisados eram seropositivos para anticorpos contra o vírus da hepatite E (55/60, 91,7%).

6 Fevereiro 2014
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Investigadores croatas estudaram a epidemiologia da hepatite E em porcos infectados de forma natural de explorações da Croácia, observando como quase todos os animais analisados eram seropositivos para anticorpos contra o vírus da hepatite E (55/60, 91,7%). Detectou-se infecção activa em todos os grupos de idade por RT-PCR do ARN viral no soro (8/60, 13,3%) e amostras de bilis (3/37, 8,1%), confirmado pelas lesões histopatológicos características detectadas no fígado dos animais infectados.

Isolaram-se três novas estirpes do vírus da hepatite E. A análise filogenética agrupou as estirpes croatas com os isolados de diferentes partes do mundo, o que indica a sua provável origem no comércio internacional.

A similitude com as estirpes humanas implica um potencial zoonótico das estirpes da Croácia, o que coloca um problema de saúde pública, especialmente à luz da alta prevalência da hepatite E nas explorações estudadas.

Zoran Lipej, Dinko Novosel, Lea Vojta, Besi Roić, Miljenko Impraga and Aleksandar Vojta. Detection and characterisation of hepatitis E virus in naturally infected swine in Croatia. Acta Veterinaria Hungarica 61 (4), pp. 517–528 (2013). DOI: 10.1556/AVet.2013.03

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Artigos relacionados