Leia este artigo em:

Descoberto alfacoronavírus entérico suíno (SeACoV)

O isolamento e propagação do agente patogénico em cultivo celular resultou na descoberta de um novo alfacoronavírus entérico suíno.

3ª feira 21 Novembro 2017 (há 20 dias)

Numa exploração suína situada noo sul da China foram registados, durante o mês de Fevereiro de 2007, surtos de diarreia em leitões recém-nascidos sem detecção do vírus da gastroenterite transmissível (TGEV), vírus da diarreia epidémica suína (PEDV) ou deltacoronavírus suíno (PDCoV).

O isolamento e propagação do agente patogénico em cultivo celular resultou na descoberta de um novo alfacoronavírus entérico suíno (denominado, no início, SeACoV) relacionado com o coronavírus do morcego HKU2 identificado na mesma região há uma década atrás.

Foi detectado um sinal de fluorescência específico nas células Vero infectadas com SeACoV utilizando um soro de porca positivo recolhido na mesma exploração, mas não através do uso de anticorpos específicos para TGEV, PEDV ou PDCoV. A observação com microscópio electrónico demonstrou que a partícula do vírus com projecções superficiais tinha um diâmetro de 100-120 nm. A sequenciação genómica completa e as análises do SeACoV indicaram que o extremo do domínio amino-terminal da péptido (S) glicoproteína SeACoV era estruturalmente semelhante ao domínio 0 do alfacoronavírus NL63, enquanto que a parte restante de S se assemelhava estruturalmente aos domínios B a D do betacoronavírus. O domínio 0 de SeACoV associado com o tropismo entérico tinha uma variabilidade extremamente alta, albergando substituições de 75 aminoácidos (aa) e uma inserção de 2-aa, em comparação com HKU2, que é, provavelmente, responsável pelo intervalo extenso de hóspedes ou pela transmissão cruzada entre espécies.

O vírus isolado foi infeccioso em porcos quando inoculado por via oral em leitões recém-nsacidos com 3 dias, o que provocou sinais clínicos de diarreia e eliminação fecal do vírus.

Os resultados confirmam que se trata de um novo coronavírus entérico suíno, representando o quinto coronavírus suíno.

Yongfei Pan, Xiaoyan Tian, Pan Qin, Bin Wang, Pengwei Zhao, Yong-Le Yang, Lianxiang Wang, Dongdong Wang, Yanhua Song, Xiangbin Zhang, Yao-Wei Huang. Discovery of a novel swine enteric alphacoronavirus (SeACoV) in southern China. Veterinary Microbiology 211 (2017) 15–21. http://dx.doi.org/10.1016/j.vetmic.2017.09.020

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags