X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Estudo de grupo da colonização de leitões lactantes por Actinobacillus pleuropneumoniae

Não se identificou nenhum factor de risco relacionado com a mãe relativamente ao estado de colonização da ninhada ou dos leitões.

8 Maio 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Actinobacillus pleuropneumoniae causa doenças respiratórias em porcos apesar do uso de medidas preventivas, como a vacinação e os antimicrobianos, ocorrem surtos clínicos. Frequentemente ao desmame muitos leitões não são colonizados. Se as diferenças na prevalência entre as ninhadas são grandes e se se conhecem os factores que poderiam explicar estas diferenças, isto pode proporcionar uma oportunidade para criar grupos de leitões livres de A. pleuropneumoniae. Com esta finalidade realizou-se um estudo de grupo em duas explorações de ciclo fechado com infecção endémica.

Num total de 133 porcas, 66 foram seleccionadas mediante selecção aleatória estratificada por paridade. Os suinicultores cumpriam um rigoros protocolo de maneio da higiene e dos animais para evitar a transmissão entre ninhadas. Recolheram-se zaragatoas das amígdalas e amostras de soro três semanas antes do parto. As amostras foram analisadas para a presença de antígene mediante qPCR apxIVA y de anticorpos mediante ELISA Apx e Omp. Três dias antes do desmame recolheram-se zaragatoas das amígdalas de todos os leitões (n = 871) que foram analisadas para a presença de antigene.

Enquanto que todas as porcas foram positivas tanto para as provas serológicas como para qPCR, 0,41 das ninhadas foram completamente negativas e 0,73 de todos os leitões deram negativo. A proporção de leitões positivos nas ninhadas positivas variou de 0,08 a 1,0 (mediana = 0,36).

Os resultados deste estudo mostraram que o número de leitões lactantes colonizados foi muito agrupado e principalmente atribuível à variabilidade da contagiosidade da mãe e que não se identificou nenhum factor de risco relacionado com a mãe relativamente ao estado de colonização da ninhada ou dos leitões.

T.J. Tobias, D. Klinkenberg, A. Bouma, J. van den Broek, A.J.J.M. Daemen, J.A. Wagenaar, J.A. Stegeman. A cohort study on Actinobacillus pleuropneumoniae colonisation in suckling piglets. Preventive Veterinary Medicine. Available online 1 March 2014. http://dx.doi.org/10.1016/j.prevetmed.2014.02.008

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista