TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Uso de cisteamina revestida para melhorar características da carcaça e qualidade da carne de porco

O objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito da suplementação de cisteamina revestida na dieta sobre o rendimento do crescimento, características de carcaça, qualidade da carne e metabolismo lipídico em suínos para engorda.

25 Fevereiro 2021
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A cisteamina (CS), um metabolito em animais, é proposta como um novo aditivo alimentar na produção animal devido ao seu efeito como promotor de crescimento e à sua capacidade de aumentar a percentagem de tecido magro na carcaça de suínos. Actua como um inibidor específico da somatostatina (SS) que afecta o sistema endócrino e aumenta a secreção da hormona do crescimento (GH), promovendo o crescimento muscular e reduzindo a deposição de gordura. A fonte de CS utilizada neste estudo foi microencapsulada com uma camada de gordura para protegê-la da oxidação e permitir a sua libertação lenta no tracto intestinal, prolongando sua eficácia. No entanto, existem poucas informações sobre o uso de cisteamina revestida (CSR) em dietas para porcos de engorda.

Portanto, o objectivo do presente estudo foi avaliar o efeito da suplementação de CSR na dieta sobre o rendimento do crescimento, características de carcaça, qualidade da carne e metabolismo lipídico em suínos para engorda.

Para isso, um total de 160 porcos com peso inicial de 62,12 ± 1,43 kg foram distribuídos aleatoriamente em 4 grupos, com 4 parques por grupo e 10 porcos (5 nulíparas e 5 porcos castrados) por parque. Os porcos foram alimentados com dieta basal suplementada com 0, 100, 200 ou 400 mg / kg de CSR por 40 dias. No final do estudo, oito porcos de cada tratamento foram selecionados para a obtenção de amostras de soro. Foram também recolhidas amostras de tecido adiposo, hipotálamo e glândula pituitária anterior dos mesmos porcos após o abate.

Os resultados mostraram que o tratamento CSR não afectou o ganho médio diário, consumo médio diário e eficiência (F: G). No entanto, a CSR aumentou a proporção da área de tecido magro da carcaça e do músculo longissimus, e teve efeitos benéficos na perda por gotejamento em 24h. A actividade da lipase sensível a hormonas no tecido adiposo subcutâneo aumentou, enquanto a actividade da sintase dos ácidos gordos diminuiu. Suínos alimentados com CSR apresentaram menor nível de triacilglicerol sérico, actividade de lipase e nível de colesterol total e maior nível de proteína total e ácidos gordos livres. Além disso, a CSR aumentou o nível sérico de HC e afectou o nível de SS. Efeitos significativos da suplementação alimentar de CSR foram observados na expressão de HC e SS mRNA na glândula pituitária anterior e no hipotálamo, respectivamente. O nível intermediário de CSR mostrou o nível mais alto de mRNA de HC e o nível mais baixo de mRNA de SS.

Em conclusão, os resultados indicam que a suplementação dietética de CSR tem efeitos benéficos sobre as características da carcaça e qualidade da carne e afecta o metabolismo lipídico em porcos de engorda.

Tao WJ, Liu LJ, Li H, Pei X, Wang G, Xiao ZP, Yu R, Li ZF, Wang MQ. Effects of coated cysteamine on growth performance, carcass characteristics, meat quality and lipid metabolism in finishing pigs.  Animal Feed Science and Technology. 2020; 263: 114480. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2020.114480

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista