X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos dos caracteres da ninhada de origem no desenvolvimento da nulípara

O ambiente no qual vivem as nulíparas antes do desmame pode afectar o seu desenvolvimento posterior.

20 Novembro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O ambiente no qual vivem as nulíparas antes do desmame pode afectar o seu desenvolvimento posterior.

Numa experiência recente feita para determinar os efeitos da dieta sobre o desenvolvimento das nulíparas, foram recolhidos dados sobre as características da ninhada da origem, que incluíram peso ao nascimento, ingestão de colostro (immunocrit), paridade da porca, número de desmamados e pesos individuais do desmame de aproximadamente 1.200 porcas nulíparas procedentes de aproximadamente 300 porcas.

Posteriormente, desde os 100 dias de vida, a cada 28 dias, até ao momento do abate (aos 260 dias de vida) foram recolhidos dados sobre o peso corporal, área do LM e gordura dorsal. A partir dos 160 dias de vida e até ao abate, as porcas foram controladas diariamente para presença de estro. Após o abate foi analisado o tracto reprodutivo e uma glândula mamária. O tracto reprodutivo foi classificado como cíclico ou pré-puberal e foi contado o número de corpos lúteos. Foram medidos os comprimentos do corno uterino e as dimensões dos ovários. Foi realizada a avaliação histológica de útero e ovário de cada 10 porcas para determinar o desenvolvimento da glândula uterina e a contagem de folículos, respectivamente. Foi analisada a proteína e gordura do tecido mamário. Foi calculado o dia do ciclo estral no momento do abate utilizando o primeiro dia do último estro (d 0) registado antes do abate.

Todos os caractéres da ninhada de origem foram associados às características de crescimento. A análise de regressão múltipla para trás indicou que o peso corporal e a acumulação de LM nas nulíparas foi associado positivamente com o immunocrit, peso ao nascimento, taxa de crescimento pré-desmame e paridade. O armazenamento de gordura dorsal foi positivamente associado com a taxa de crescimento pré-desmame, número de desmamados e paridade. A idade ao alcançar a puberdade foi associada ao peso ao nascimento (positivo) e à taxa de crescimento pré-desmame (negativo). O tamanho total do útero foi associado positivamente só com o peso ao nascimento. A proteína da glândula mamária foi associada negativamente com o crescimento pré-desmame enquanto que a gordura foi associada positivamente ao peso ao nascimento e ao número de leitões desmamados.

Estes resultados indicam que o consumo de colostro, peso ao nascimento, taxa de crescimento pré-desmame, número de desmamados e paridade estão associados aos caractéres de desenvolvimento das nulíparas durante o seu ciclo de vida.

J. L. Vallet, J. A. Calderón-Díaz, K. J. Stalder, C. Phillips, R. A. Cushman, J. R. Miles, L. A. Rempel, G. A. Rohrer, C. A. Lents, B. A. Freking and D. J. Nonneman. Litter-of-origin trait effects on gilt development. JAS. Vol. 94 No. 1, p. 96-105. doi:10.2527/jas.2015-9644

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista