Leia este artigo em:

Bioluminiscência do ATP para controlo da limpeza no transporte de porcos

Este estudo analisou a viabilidade de utilizar a bioluminescência do trifosfato de adenosina (ATP) como uma ferramenta para avaliação rápida e eficaz da limpeza de reboques.

3ª feira 18 Dezembro 2018 (há 3 meses 2 dias)
gosto

A lavagem e desinfecção adequadas de camiões de transporte de suínos é um passo importante na manutenção da biossegurança.

Este estudo analisou a viabilidade de utilizar a bioluminescência do trifosfato de adenosina (ATP) como uma ferramenta para avaliação rápida e eficaz da limpeza de reboques.

Foram recolhidos esfregaços de reboques secos recém-lavados com esfregaço de ATP numa área de 10 cm x 10 cm e o nível de contaminação microbiana foi analisado por meio de um medidor de bioluminescência de ATP. Os resultados obtidos a partir dos testes de ATP foram comparados com as amostras recolhidas utilizando técnicas microbiológicas padrão com placas de contacto de ágar MacConkey e R2A (diâmetro Ø = 60 mm).

De um total de mais de 500 amostras recolhidas de 16 reboques de transporte comerciais de porcos de Saskatchewan, foi encontrada uma correlação significativa (r = 0.206; p = 0.001) entre o método de bioluminiscência de ATP e a técnica microbiológica standart utilizando placas de agar R2A.

Foi observada uma menor correlação (r = 0.154; p = 0.002) entre o método de ATP e as contagens de placa de agar MacConkey. Ao contrário do R2A, que detecta um grupo maior de bactérias, o agar MacConkey apenas admite o crescimento de bactérias gram-negativas seleccionadas, enquanto que a bioluminiscência do ATP detecta o ATP de fontes microbianas e orgânicas. Avaliando a aficiência do protocolo de limpeza do reboque de transporte de porcos utilizando o método de bioluminiscência ATP, foram estabelecidos os seguintes valores limites: leituras abaixo de 430 RLU por 100 cm2 como 'Apto' e de mais de 850 RLU por 100 cm2 como 'Não apto' ou com um elevado risco de propagação de doenças.

Com estes critérios de avaliação, o método de bioluminiscência de ATP pode ser utilizado como uma ferramenta complementar para monitorizar a limpeza da superfície dos reboques de transporte de maneira rápida, simples, económica e confiável.

B.Z. Predicala, A.C. Alvarado, and J. Cabahug. ATP Bioluminescence a Means for Assessing Trailer Cleanliness. Prairie Swine Centre Annual Research Report 2015-16: 12-14

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags