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Avaliação de protocolos de desinfecção para reduzir a transmissão de vírus pelos veículos de transporte

O objectivo deste estudo foi determinar a eficácia contra o PRRSV e o TGEV de desinfectantes depois de uma lavagem de alta pressão em condições experimentais simulando situações em camiões de transporte de animais.

16 Fevereiro 2016
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O objectivo deste estudo foi determinar a eficácia contra o PRRSV e o TGEV dos desinfectantes peróxido de hidrogénio acelerado ou a combinação de glutaraldeído e amónio quaternário depois de uma lavagem de alta pressão em condições experimentais simulando situações de campo frequentemente experienciadas em camiões de transporte de animais.

Durante o estudo foram utilizados modelos de camiões de alumínio à escala 1:61 com fezes contaminadas artificialmente com PRRSV e TGEV. Cada camião foi submetido a um processo de lavagem simples e à aplicação do desinfectante atribuído. Foram recolhidas quatro amostras ambientais por camião em cinco momentos diferentes que foram analisadas através de qPCR para PRRSV e PCR  para TGEV. Foram inoculados porcos de 10 semanas de vida, via oral e intramuscular com a parte flutuante das amostras dos modelos de camiões depois da desinfecção. Aos 7 e 14 dias após a inoculação foram recolhidas e analisadas amostras de fezes e sangue para determinar se o inóculo continha vírus vivo infeccioso.

Todos os porcos controlo positivos revelaram-se positivos mediante qPCR para o PRRSV aos 7 e 14 dias após a inoculação e a PRRSV segundo o resultado de ELISA no dia 14. Os porcos nos outros grupos de tratamento foram negativos através de qPCR PRRSV e de ELISA para PRRSV. Os resultados das análises de TGEV não foram conclusivas porque o Grupo de Controlo Positivo não foi infectado.

Sob as condições de estudo, uma lavagem de alta pressão com água fria mais a aplicação de peróxido de hidrogénio acelerado ou uma desinfecção combinado de glutaraldeído e amónio quaternário é eficiente para desactivar o PRRSV.

Schneider PT, Zhang J, Ramirez A, et al. Evaluation of disinfection protocols to reduce virus transmission via livestock transport vehicles using model trailers and experimental conditions. J Swine Health Prod. 2015;23(6):306–316.

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