TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Associação entre status hematológico ao desmame e GMD pós-desmame

O objectivo deste estudo foi determinar as associações entre os parâmetros hematológicos ao desmame e o ganho de peso pós-desmame dos leitões.

15 Maio 2016
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

O objectivo deste estudo foi determinar as associações entre os parâmetros hematológicos ao desmame e o ganho de peso pós-desmame dos leitões. No estudo participaram 5 explorações comerciais, com um bom maneio e cerca de 100 porcas. Todas as explorações administravam uma única injecção de ferro (seja intra-muscular ou sub-cutâneo, 200 mg), de diferentes laboratórios, aos 3–4 dias de vida. Em cada exploração foram identificadas as ninhadas pertenecentes a um lote semanal que estavam próximas do desmame e, entre elas, foram eleitas, aleatoriamente, 20 ninhadas, após excluídas as porcas adoptantes. Dentro de cada ninhada foi seleccionado aleatoriamente um leitão. Foram recolhidas amostras de sangue, em EDTA e sem estabilizar, da veia cava de cada leitão 1–3 dias antes do desmame (idade média do desmame de 25,7 dias) e foi feita uma hematologia completa incluindo o ferro no soro e a capacidade total de fixação de ferro (TIBC). Durante 3 semanas foram analisadas as associações entre cada parâmetro hematológico e o GMD. No estudo participaram 99 leitões ainda que se perderam 3 durante o estudo.

A concentração de hemoglobina média dos leitões foi de 121,5±15 g/l e o GMD de 202,9±78,4 g/d. Foi observada uma associação positiva entre a hemoglobina e o GMD no periodo de 3 semanas. Além disso, os glóbulos vermelhos e o hematocrito tiveram uma associação positiva com o GMD enquanto a amplitude da distribuição eritrocitária (ADE), a amplitude de distribuição da hemoglobina e a amplitude de distribuição de reticulócitos estiveram negativamente associados ao GMD. Portanto, os resultados indicam que a melhoria do status hematológico ao desmame está correlacionada positivamente com o ganho de peso pós-desmame. Um aumento de 10 g hemoglobina/l sangue equivale a uma melhoria do ganho de peso de 17,2 g diários nas 3 semanas posteriores ao desmame. As estratégias para melhorar os valores hematológicos dos leitões ao desmame devem ser abordadas em futuros estudos.

Sheeva Bhattarai, Jens Peter Nielsen. Association between hematological status at weaning and weight gain post-weaning in piglets. Livestock Science. Volume 182, December 2015, Pages 64–68. doi:10.1016/j.livsci.2015.10.017

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login