TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

As multi-carbohidrases afectam a digestibilidade dos AA de alimentos com soja extrusionada em porcos

A suplementação com uma mistura de carbohidrases melhora o valor nutritivo da soja extrusionada para porcos em acabamento.

21 Março 2013
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O processo de extrusão foi utilizado com êxito para melhorar o valor nutritivo do grão de soja por inactivação dos factores antinutritivos. No entanto o conteúdo em fibra da soja extrusionada mantem-se intacto após o processo de extrusão, a aplicação de enzimas que actuam sobre os polisacáridos não amiláceos da fracção fibrosa poderia melhorar o valor nutritivo das sementes "full fat". Esta hipótese foi investigada num estudo realizado com 6 machos castrados canulados no ileon (PV inícial médio=75 kg) alimentados com soja extrusionada (SE) incorporando o não as enzimas multi-carbohidrases (EC) para determinar a digestibilidade ileal aparente (DAI) da energia e da digestibilidade standardizada ileal (DEI) dos aminoácidos (AA). A suplementação com EC incorporava 500 UI de pectinases, 50 UI de celulases, 400 UI de manases, 1200 UI de xilanases, 450 UI de glucanase e 45 UI de galactanase por kg de alimento. Foi formulada uma dieta basal que continha SE como única fonte de AA; a dieta EC foi obtida pela suplementação da dieta basal com EC. Foi utilizado óxido de titânio como marcador indigestível. As dietas foram administradas segundo um desenho "cross-over" com 2 períodos e 6 observações por dieta experimental. Cada período experimental durou 7 dias dos quais 5 dias correspondiam ao período de adaptação e 2 dias à recolha de conteúdo ileal. A DEI do azoto e dos aminoácidos foi calculada utilizando dados publicados pelo nosso laboratório.

A suplementação com EC aumentou (P<0,01) os valores de DAI da matéria seca (69 vs. 66%), EB (75 vs. 71%) e N (64 vs. 58%). A suplementação com EC da dieta apresentou valores mais altos (P<0,05) de DAI em Leu, Lis, Met+Cis, Tre, Cis, Ser e Tir que os da dieta basal. Por comparação com a dieta basal a suplementação com EC apresentou um maior valor (P<0,01) valor de DEI de N (74 vs. 69%) e maiores valores (P<0,05) de DEI em Lis (73 vs. 69%), Met (63 vs. 57%), Met+Cis (60 vs. 52%) e Tre (66 vs. 61%). As médias de DEI nos aminoácidos essenciais e AA totais foram aumentadas (P<0,1) em 3 ou 4 unidades percentuais.

Em conclusão, a suplementação com EC incrementou o valor nutritivo do grão de soja em porcos de engorda.

D Ayoade, E Kiarie, B Slominski, CM Nyachoti. 2011. Effect of a multi-carbohydrase enzyme on apparent and standardized ileal amino acid digestibility in extruded full fat soybeans fed to finishing pigs. Journal of Animal Science, 89 (E-Suppl. 2): page 64.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados