TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Alterações sazonais na concentração das hormonas esteróides no varrasco adulto

O objectivo deste estudo foi examinar as alterações sazonais na concentração de hormonas esteróides nos vasos do cordão espermático do varrasco adulto.

17 Julho 2016
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O objectivo deste estudo foi examinar as alterações sazonais na concentração de hormonas esteróides nos vasos do cordão espermático do varrasco adulto.

A citocromo P450 aromatase (P450arom) foi localizado nas artérias e veias do cordão espermático. Foram recolhidas amostras de sangue arterial a nível da artéria carótida comum e de dois ramos da artéria testicular, que alimenta o testículo e o epidídimo, com o objectivo de determinar as concentrações no plasma da progesterona (P4), androstenediona (A2), testosterona (T2) e estradiol (E2).

A maior concentração de P4 foi encontrada na artéria testicular durante o mês de Dezembro, em comparação com outros periodos e vasos. Por outro lado, a maior concentração de A2 foi obtida na artéria do epidídimo durante a mesma temporada. As maiores concentrações de T2 foram encontradas em Março e Setembro, tanto nas artérias dos testículos como do epidídimo, em comparação com a artéria comum. A concentração de E2 foi pouco afectada pelos periodos sazonais mas as maiores concentrações foram observadas nos vasos do testículo e do epidídimo em comparação com a artéria comum. O P450arom foi imunolocalizado em todas as camadas das artérias e veias do cordão espermático testicular. A intensidade da coloração por P450arom foi maior em Dezembro que em Junho.

Foram observadas maiores concentrações de esteróides nos vasos arteriais durante Dezembro, em comparação com Junho, e isto pode explicar a infertilidade de Verão nos varrascos e pode estar relacionada  com a transferência retrograda e destino na área do cordão espermático. A expressão génica P450arom nesta zona parece estar implicada na conversão de T2 em E2 para enriquecer os testículos e o epidídimo.

 

Anna Tabęcka-Łonczyńska, Magdalena Kulpa, Małgorzata Grzesiak, Marek Koziorowski. Retrograde and destination transfer of sex steroid hormones in the spermatic cord vessels of the mature boar (Sus scrofa) in short-daylight and long-daylight periods, as well as vernal and autumnal equinox.Animal Reproduction Science. Volume 164, January 2016, Pages 1–8. doi:10.1016/j.anireprosci.2015.10.009

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados