TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Alterações morfológicas do sémen no tracto genital da porca

A intenção deste trabalho foi avaliar a influência do meio uterino na morfologia dos espermatozóides do varrasco.

9 Fevereiro 2016
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Uma vez depositados no tracto feminino, os espermatozóides enfrentam uma série de desafios que devem ser superados para garantir a presença de uma população adequada de espermatozóides normais próxima do sítio de fertilização. A intenção deste trabalho foi avaliar a influência do meio uterino na morfologia dos espermatozóides do varrasco.

Na experiência 1, foi avaliada a morfologia espermática no refluxo (60 minutos após a inseminação) e na união útero-tubárica (UTJ) (recolha ~24 h após a inseminação) após a deposição intra-uterina dos espermatozóides (n = 6) e foi comparada com a morfologia dos espermatozóides da dose de inseminação.

Na experiência 2, foi avaliada a influência de fluído uterino (UF) nas modificações da morfologia espermática. Para isso foram incubados in vitro espermatozóides do ejaculado (n = 4) e do epidídimo (n = 4)  com ou sem UF durante 2 e 24 h.

Em ambas as experiências os espermatozóides foram classificados em três grupos: normais, com gota citoplasmática (proximal ou distal) ou com defeitos na cauda.

Os resultados da experiência 1 assinalaram um aumento dos espermatozóides morfologicamente anormais recolhidos no refluxo (27,70%) e uma redução dos mesmos na UTJ (2,12%) em comparação com a dose de inseminação (17,75%) (P < 0,05).

Na experiência 2, a incubação de ejaculado com UF não produziu nenhuma modificação morfológica, no entanto, ao incubar os espermatozóides do epidídimo com UF, evidenciou-se um marcado aumento da percentagem de espermatozóides normais após 24 h em comparação com a dose inicial (de 25,77% a 53,58%, P < 0,05), principalmente devido à eliminação de gotas citoplasmáticas distais (53,22 vs. 20,20%).

Em conclusão, quase todos os espermatozóides que colonizaram a UTJ tiveram uma morfologia normal, já que parte dos espermatozóides anormais foram descartados no refluxo e outra parte foi seleccionada/modificada no seu caminho até ao oviducto. O UF parece influir na eliminação da gota citoplasmática distal, como foi previamente demonstrado no plasma seminal.

FA García-Vázquez, I Hernández-Caravaca, C Matás, C Soriano-Úbeda, S Abril-Sánchez, MJ Izquierdo-Rico. Morphological study of boar sperm during their passage through the female genital tract. J Reprod Dev. 2015 Oct; 61(5): 407–413. DOI: 10.1262/jrd.2014-170

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados