TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A fibra da dieta afecta a retenção de nitrogénio e as perdas de Treonina associadas à fibra em porcos em crescimento

As perdas de Treonina em porcos de engorda dependem tanto da fonte de fibra como da sua concentração.

14 Fevereiro 2013
TwitterLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Além de ser uma fonte de energia, a fibra também está conotada como factor antinutricional reduzindo a digestibilidade aparente pré-cecal da proteína e dos aminoácidos (AA) devido a uma redução na absorção ou ao incremento da secrecção endógena ou por ambos os motivos. No entanto as quantidades de e AA determinados endógenos determinados no íleo terminal de animais canulados não representam o total de perdas associadas à secrecção endógena. Uma alta proporção de proteínas secretadas são reabsorvidas e não alcançam o íleo terminal, e as perdas ocorrem durante a síntese da proteína endógena. Portanto o presente estudo utilizou uma aproximação alternativa indirecta, considerando a redução da retenção de nitrogénio (N) numa dieta limitada de Treonina (Thr) como indicador sensitivo para as perdas de Thr associadas à fibra. Foram realizados dois testes, e em ambos foram utilizados 12 machos castrados entre 37 e 75 kg de peso vivo para medir o efeito da ingestão de Thr e 150 ou 300 g/dia de fibra de sêmea de trigo (Exp.1), ou 150g/dia de fibra procedente de sementes de colza, folhas de mandioca ou raízes de mandioca, respectivamente (Exp.2), na retenção de N. Durante dois (Exp1.) e três periodos de balanço os animais foram submetidos aos tratamentos experimentais de acordo com um desenho "cross-over". Todos os animais receberam 1350 g/dia de uma dieta à base de trigo e soja suplementada sem AA para assegurar que a Thr era o primeiro AA limitante. Para determinar o efeito da Thr na retenção de N, a ingestão da dieta basal foi reduzida para 1150 g/dia e a mesma foi suplementada com amido de milho para alcançar a ingestão equivalente de energia sem alterar o perfil de AA. Com o aumento do peso vivo, o amido adicional foi adicionada a todas as dietas para assegurar uma ingestão de energia constante de 1,25 MJ EM/kg PV0,75. Uma vez que as fontes de fibra contêm pequenas quantidades de Thr, a retenção de N foi corrigida pela Thr digestível pré-cecal ingerida a partir de fibras de acordo com o efeito da Thr na retenção de N tal como foi determinado no Exp1. A retenção de N corrigida foi modificada pelo nível de fibra da dieta (P=0,007) e pela fonte (P<0,001. As perdas de Thr associadas ao nível de fibra ascenderam a 3.3, 3.2, 1.2, e 1,1 g/kg de fibra de sêmea de trigo, sementes de colza, folhas de mandioca e raízes de mandioca respectivamente.

Pode-se concluir que as perdas de Thr por grama de fibra dietética dependem da fonte de fibra e da concentração da mesma na dieta.

B Blank, E Schlecht, A Susenbeth. 2012. Effect of dietary fibre on nitrogen retention and fibre associated threonine losses in growing pigs. Archives of Animal Nutrition, 66(2): 86-101. http://dx.doi.org/10.1080/1745039X.2012.663669.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login