Leia este artigo em:

A caminho do desenvolvimento de uma vacina contra a PSC

Este estudo teve como objectivo desenvolver uma vacina não infecciosa e rentável que possa provocar uma imunidade rápida e duradoura.

3ª feira 15 Maio 2018 (há 3 meses 1 dias)
1 gosto

A Peste Suína Clássica (PSC), uma doença altamente contagiosa, continua a ser um problema de grande importância comercial e de saúde na indústria suína, causando grandes perdas económicas em todo o mundo. As vacinas vivas modificadas (MLV), frequentemente derivadas da estirpe C do vírus da PSC atenuado (PPCV) vão sendo usadas de forma rotineira para controlar a doença em países endémicos para a mesma. No entanto, para erradicar completamente a doença, deve-se poder aceder facilmente a uma vacina sempre disponível que seja potente, segura e não infecciosa para a PSC.

Este estudo teve como objectivo desenvolver uma vacina não infecciosa e rentável que possa provocar uma imunidade rápida e duradoura.

Foram realizados uma série de estudos em animais para verificar a eficiência de uma vacina fabricada a partir da subunidade E2 da PSC em emulsão óleo-em-água como adjuvante, nomeada KNB-E2. A vacinação dos porcos e os estudos de exposição ao vírus da PSC mostraram que uma só dose de KNB-E2 com 25 μg de glicoproteína E2 recombinante do PPCV pode reduzir a doença e proteger dos sintomas clínicos. Além disso, foi observada uma redução dos sintomas da PSC mediada por KNB-E2 às duas semanas após a vacinação e os porcos vacinados continuaram a exibir sinais clínicos reduzidos da doença quando foram expostos as dois meses e quatro meses após a vacinação.

Estes resultados sugerem que KNB-E2 reduz efectivamente os sinais clínicos da PSC e mostram o potencial desta vacina para minimizar de forma segura as perdas relacionadas com a doença.

Madera RF, Wang L, Gong W, Burakova Y, Buist S, Nietfeld J, Henningson J, Ozuna AGC, Tu C, Shi J; Towards the Development of a One-Dose Classical Swine Fever Subunit Vaccine: Antigen Titration, Onset and Duration of Immunity; J Vet Sci. 2018 Mar 6. [Epub ahead of print]

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags