Bases técnicas para o controlo prático do PRRS

Bases técnicas para o controlo prático do PRRS

Apresentação

A síndrome reprodutiva e respiratória suína (PRRS) é uma das doenças comuns da produção suína que causa maiores perdas económicas. Estas perdas derivam tanto da mortalidade directa em leitões e da perda de gestações, como do incremento de dias a mercado ou dos custos adicionais de alimentação ou medicação. O controlo da PRRS é uma questão difícil que requer um bom conhecimento da epidemiologia da infecção, dos fundamentos de biossegurança que facilitem a manutenção de uma exploração como livre, dos métodos e protocolos de diagnóstico aplicáveis com as suas vantagens e limitações e dos métodos de controlo, incluindo a vacinação. Em qualquer caso, o controlo da doença será multifactorial e, partindo de umas bases gerais e uns princípios que há que respeitar, deverá ser ajustado às situações concretas de cada exploração.

O presente curso ajudará o aluno a adquirir os conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de um programa de controlo de PRRS numa exploração.

Este curso é realizado no campus CReSA (Centre de Recerca en Sanitat Animal)

A quem se dirige:
Veterinários de suíno, serviços técnicos de empresas relacionadas com a saúde, nutrição ou produção animal, técnicos de cooperativas pecuárias, veterinários de ADS, responsáveis de qualidade e/ou segurança alimentar e técnicos de laboratórios de saúde animal. Também está dirigido a alunos do grau de veterinária que se queiram especializar em suínos, assim como para estudantes do master em sanidade e produção suína.

Professores:

  • Dr. Enric Mateu, Professor Titular do Departamento de Sanidade e Anatomia animais. Faculdade de veterinária (Universitat Autònoma de Barcelona) – Adscrito al CReSA.
    Doutor em Veterinária pela UAB. A sua investigação centra-se nas doenças infecciosas do suíno e é autor de numerosos artigos nacionais e internacionais neste âmbito. Responsável do serviço de diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas da UAB (LVDMI).

Objectivos

O curso pretende dotar o estudante das bases fundamentais na área da epidemiologia, diagnóstico, biossegurança e métodos de controlo de PRRS, assim como exercitar a sua destreza na resolução de casos práticos.

Modalidade

Formação à distância

Duração: 12 horas lectivas

O material didáctico consiste nas gravações ao vivo das aulas e o seu correspondente material de apoio (apresentações de diapositivos do professor/es e artigos técnicos de interesse). É facultado acesso a este material 24 horas por dia, 7 dias por semana durante um total de 60 dias a partir do início da actividade formativa. Durante todo este tempo os alunos poderão fazer chegar as suas perguntas ao professor/es contactando com eles directamente.

Programa

MÓDULO TEÓRICO

   Tema 1. Actualização de conhecimentos gerais

  • Características gerais do vírus da síndrome reprodutiva e respiratória suína (PRRS).
  • Epidemiologia da PRRS: Como se transmite numa exploração? Dinâmica nas explorações afectadas e significado. Factores de risco.
  • Diagnóstico da PRRS: controlo de surtos e monitorização. Uso de soro e fluidos orais. Sequenciação.

   Tema 2. Bases para o controlo da PRRS numa exploração infectada

  • Categorização das explorações em função da clínica e a circulação vírica.
  • Sistemas de estabilização de uma exploração afectada.
  • Como controlar um surto de PRRS e parar o seu impacto? E depois o que fazer?
  • Importância da biossegurança.
  • Controlo regional/zonal.

MÓDULO PRÁTICO

     No curso serão trabalhados dois casos práticos:

  • Caso 1: Reprodutoras
  • Caso 2: Transição e Engordas

Certificação

A participação será reconhecida mediante a entrega de um Certificado do curso expedido por Agrogestiic. Para obtenção desse Certificado será necessário aceder a todos os temas e superar os correspondentes questionários de avaliação.

Não são estudos de formação certificada nem dão direito à obtenção oficial de grau, mas servem para responder às exigências da legislação laboral portuguesa no que diz respeito ao número de horas de formação anual obrigatória ser ministrada aos trabalhadores das empresas

Inscrição e preço

Bases técnicas para o controlo prático do PRRS85,00 €

O curso pode ser realizado em qualquer momento já que o período de matrículas está sempre aberto. Uma vez efectuado o pagamento da inscrição terá acesso imediato ao curso. A partir desse momento disporá de 8 semanas dias para realizar a actividade formativa.